Abrigo Cristo Redentor pode fechar por falta de repasse de verba do governo do estado

O vereador Dr. Armando Marins em visita ao Abrigo Cristo Redentor 

                     
                        O vereador Dr. Armando Marins denunciou a situação há dez meses


O   Abrigo Cristo Redentor, de São Gonçalo, foi notícia mais uma vez nesta segunda-feira (24). A ameaça de fechar as portas por causa da falta do repasse de verba por parte do estado pode se tornar real. O problema que já persiste há mais de uma no já foi levado ao conhecimento das principais autoridades do município e do estado, numa tentativa de que o pior não aconteça: como presidente da Comissão de Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente, Idoso e Deficiente da Câmara, o vereador Dr. Armando Marins já recorreu à prefeitura, na gestão passada, ao Ministério Público e até ao governo do estado.
No inicio de junho de 2016 o vereador recebeu a denúncia de que o abrigo corria o risco de fechar as portas deixando de atender 159 idosos.  No dia 07 do mesmo mês foi feita uma vista ao local, pelo vereador, com a presença da imprensa. O presidente da instituição, Josias Ávila, confirmou a informação de que com o atraso de nove meses no repasse por parte do estado, a instituição pode ria fechar. Na ocasião o vereador enviou documento à Fundação Leão VXIII responsável pelo repasse para saber quando a situação seria resolvida. Não houve resposta.
No dia 15 de junho do mesmo ano, o Armando Marins, teve uma audiência com a promotora de justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência, do Núcleo de São Gonçalo, Luciana Braga Martinho. De acordo com a representante do Ministério Público, já havia uma ação judicial em fase de execução, que obrigava o município a instalar a casa de abrigo público e centro-dia, a fim de atender a demanda reprimida relacionada aos idosos em vulnerabilidade social, na cidade. A sentença contra a prefeitura foi dada em 2012. No entanto, a prefeitura de São Gonçalo não teria apresentado, até aquela data, o local onde seriam colocados os idosos.
O vereador Dr. Armando Marins solicitou uma audiência com o prefeito Neilton Mulim, mas não foi atendido. Em fevereiro deste ano o vereador Armando Marins voltou a solicitar ao governo do estado, prioridade no repasse dos recursos públicos ao Abrigo. A secretaria de estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos respondeu através de oficio, que seria feito um esforço para quitar pelo menos o equivalente a dois meses da divida.
O vereador lamenta que a situação tenha chegado a este extremo, mas afirma que continuará trabalhando para tentar impedir que o Abrigo feche as portas. 


Abrigo Cristo Redentor pode fechar por falta de repasse de verba do governo do estado Abrigo Cristo Redentor pode fechar por falta de repasse de verba do governo do estado Reviewed by Dr. Armando Marins on 09:43:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.